O RH BAHIA

O que é

O RH Bahia é o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado da Bahia.  Implantado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e a empresa contratada Resource, o sistema –  disponível em todo o Estado desde janeiro de 2019 - é uma versão customizada do módulo Human Capital Management (HCM) do software SAP, fabricado pela alemã SAP AG.

Após a implantação do novo sistema, empregados públicos e servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado passaram a ter acesso on-line facilitado a informações e serviços por meio do Portal de Serviços do RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br). Com uma Interface simples e amigável, o site funciona como um canal de comunicação dos servidores com o Estado. Nesse contexto, o grupo se utiliza do ambiente  virtual para consultar o contracheque,  acessar informe de rendimentos, solicitar férias, remoção, entre diversas outras atividades.

Benefícios

As  facilidades oferecidas aos servidores por meio do Portal de Serviços são apenas  uma das vantagens proporcionadas ao Estado pelo RH Bahia. Considerado pela própria fabricante como o maior projeto da América Latina de implantação do HCM/SAP, o RH Bahia foi concebido como um instrumento para aprimorar e modernizar a gestão de pessoas do Estado, com reflexos indiretos na melhoria na qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

No antigo sistema informatizado, cerca de 57% dos lançamentos na folha ainda permaneciam sendo realizados manualmente. Agora, a automatização alcança mais de  90% dos processos. Além disso,  o RH Bahia foi customizado para atender as regras da legislação.  Como consequência, com o sistema, vários processos da área de Recursos Humanos passaram a ser executados automaticamente de acordo com a norma legal, o que contribui para aprimorar controles internos.

No médio e longo prazo, a automatização poderá trazer reflexos positivos também porque as equipes de RH do Estado serão progressivamente liberadas de uma série de tarefas burocráticas para se dedicar a atividades mais estratégicas da gestão de pessoas. Para completar, o sistema facilita a geração de relatórios gerenciais, permitindo que as lideranças do Estado tenham acesso a informações úteis para orientar suas tomadas de decisão, de forma mais prática e ágil.

Números

  • 90% dos processos de RH do Estado automatizados
  • 270 mil servidores, aposentados e pensionistas cadastrados
  • 1529 unidades administrativas cadastradas
  • 3 mil documentos de base legal cadastrados